domingo, 14 de abril de 2013

Relatório de visita ao Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS

- Data da Visita -

23 de março de 2013.

- Dados do Espaço -

Nome: Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS
Endereço: Rua Sarmento Leite 500, Sala 114, Bairro Centro Histórico, Porto Alegre.
Tipo de instituição: Arquivo Histórico

- Estrutura Física -

O arquivo é localizado nos fundos do prédio da antiga faculdade de medicina da UFRGS, no centro de Porto Alegre. A estrutura é relativamente precaria em relação a qualidade da maioria das prateleiras que acomodam os documentos. Porém, tudo parece bem organizado. O arquivo ainda dispõe de um scanner tamanho A3 para digitalização do acervo.

- Pessoal -

Atualmente o arquivo conta com uma arquivista, um técnico administrativo e dois bolsistas de iniciação científica.

- Atividades desenvolvidas -

Além de catalogar e armazenar documentos, o arquivo é responsável por manter viva a memória do IA e e das pessoas que passaram por ele. Nesse sentido, foi possível observar os esforços da arquivista Medianeira a fim de descobrir mais informações a respeito de documentos e fotos que não se sabe muito sobre. O arquivo ainda é aberto ao público para consulta de todo o material.

- Profissional que guiou a visita -

Medianeira Aparecida Pereira Goulart. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1993. Especialista em Gestão em Arquivos, em 2010. Arquivista na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Atua nas áreas de gestão em arquivos, elaboração e desenvolvimento de projetos e sistemas de informação, memória, história e políticas de preservação e conservação de acervos.

- Assuntos abordados pela profissional -

A visita se deu na sala da arquivista Medianeira, responsável pelo arquivo. Lá ela nos recebeu e começou contando a história do IA, com muitos detalhes que já haviam sido colocados pelo prof. Paulo Gomes na visita ao instituto. No entanto, serviu como contextualização para as demais histórias sobre a constituição do arquivo, que se trata de um lugar onde muito da memória do instituto está guardado.

Medianeira relatou o descaso histórico que existiu no arquivo, com documentos, fotos e obras depositados em ambientes inapropriados, propícios a formação de mofo e suscetíveis a alagamentos, fatores que arruinaram muitos materiais. A partir deste cenário ela destacou a iniciativa decisiva para a reconstituição do arquivo realizada pelo prof. Sírio Simon.

Além da iniciativa do prof. Sírio, Medianeira nos contou com orgulho sobre suas batalhas pessoais para manter e ampliar a estrutura e os recursos físicos e humanos do arquivo, desde 2001. Batalhas que geraram várias conquistas e fizeram o arquivo hoje estar em uma situação confortável dentro da universidade.

- Fontes -

Site do Arquivo: http://www.ufrgs.br/arquivo-artes/icaatom/web/index.php/page/contato
Acessado em 5 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário