domingo, 14 de abril de 2013

Relatório de visita ao Instituto de Artes da UFRGS

- Data da Visita -

16 de março de 2013.

- Dados do Espaço -

Nome: Instituto de Artes da UFRGS.
Endereço: Rua Senhor dos Passos, 248, Bairro Centro Histórico, Porto Alegre.
Tipo de instituição: Unidade acadêmica integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

- Estrutura Física -

A unidade acadêmica é constituída por um prédio de 8 andares, na Rua Senhor dos Passos, Centro de Porto Alegre. Nele estão situados os departamentos de Artes Visuais, de Arte Dramática e de Música, além dos programas de pós-graduação em Música, Artes Visuais e Artes Cênicas.

- Pessoal -

Possui mais de 100 professores, 55 funcionários do corpo técnico-administrativo e cerca de 800 alunos matriculados na graduação e na pós-graduação.

- Atividades desenvolvidas -

Atualmente o Instituto de Artes funciona como uma unidade universitária da UFRGS, disponibilizando cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão em artes visuais, dramáticas, música e história da arte. Além das atividades presenciais, também são disponibilizadas aulas à distância de licenciatura em artes visuais e música.

- Profissional que guiou a visita -

Paulo Gomes. Artista plástico, curador independente e professor na UFRGS. Mestre e Doutor em Artes Visuais – Poéticas Visuais, pela UFRGS. Desenvolve pesquisa na área de Poéticas Visuais, sobre arte contemporânea e arte no Rio Grande do Sul. Tem textos publicados em livros, revistas e jornais.

- Assuntos abordados pelo profissional -

O profissional demonstrou grande conhecimento da história do instituto e sua situação atual. Inicialmente aconteceu uma conversa em sala de aula, onde o mesmo contou sobre sua fundação em 1908 (então chamado Instituto Livre de Belas Artes), pelo médico Olinto de Oliveira. Segundo Paulo, o termo "Livre" significava que o instituto era livre de filiação estatal ou religiosa. Paulo ainda contou sobre os primeiros anos do instituto, seus professores e diretores mais importantes e de como ele foi uma das unidades acadêmicas que deram início à UPA (Universidade de Porto Alegre), em 1939. Esta integração à Universidade de Porto Alegre não durou muito tempo, devido a um suposto preconceito de cursos como engenharia e medicina para com os cursos de artes. Contudo, em 1962 o IA é integrado à UFRGS.

Paulo ainda destacou que o prédio onde estávamos teve sua construção concluída em 1943 e se tratava da obra central de um complexo de 3 prédios. O projeto original previa este prédio, com salas de aula e secretarias, e doi laterais, constituindo um teatro e um museu. Entretanto, não foi possível levantar a quantia necessária para a realização plena do projeto, e assim, apenas o prédio atual foi construído, com capital obtido através de hipotecas das casas e bens dos professores do Instituto.

Após a conversa em sala de aula sobre a história do IA, realizamos uma caminhada guiada pelas dependências do Instituto. Durante ela, nos foram apresentados os locais que antigamente acomodavam o salão de festas e o bar, locais que não existem mais devido à baixa demanda do bar e à falta de espaço para salas de aula, que fizerem o salão de festas ser extinto. Paulo destacou que o salão de festas certa feita foi "vandalizado" por alunos, que pintaram uma das paredes de preto, para supostamente deixar o ambiente mais adequado para as festas que ali ocorriam. Acontece que na parede havia um painel pintado por um dos antigos professores do instituto, perdido debaixo da tinta.

Por fim, visitamos a pinacoteca e a reserva técnica do instituto e nos despedimos do mesmo ao passar pelas moulages do Apolo de Belvedere e da Vênus de Milo que emolduram a entrada.

- Fontes -

Site do IA: http://www.ufrgs.br/artes/
Panorama Crítico: http://www.panoramacritico.com/revista/index.php/expediente
Wiki do IA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Artes_da_Universidade_Federal_do_Rio_Grande_do_Sul
Todos acessados em 5 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário