quarta-feira, 1 de maio de 2013

A mudança de fortuna de Creso, relatada por Heródoto

De acordo com os relatos de Heródoto, Creso, rei da Lídia, vive uma profunda mudança de fortuna durante sua vida. Inicialmente ele está em seu apogeu, gozando de enormes riquezas em ouro e prata. Com um filho jovem que demonstra habilidades que estão acima das demonstradas por outros homens de sua idade. Além de boas relações com outras regiões, sobretudo Delfos.
Creso (Claude Vignon, 1629)
Contudo, ao final da narrativa, Creso é despojado de suas riquezas e exército ao ser derrotado em batalha contra a Pérsia, liderada por Ciro, que passa a dominar a Lídia. Além disso, Creso também perde seu filho Átis, citado anteriormente. Após estes episódios trágicos, Creso quase é queimado na fogueira por Ciro, que acaba demonstrando compaixão e clama a Apolo que apague o fogo. O pedido é atendido e Creso sobrevive, servindo a Ciro como conselheiro a partir de então.

Para Heródoto, a mudança de fortuna de Creso se deve às sucessivas interpretações arrogantes que ele fez de predições de Apolo. O deus disse-lhe que se fizesse guerra aos Persas, um gande império seria destruído. No entanto Creso não o questionou novamente a fim de saber qual império estava sendo referido e travou guerra contra Ciro, sendo derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário